06 agosto, 2007

talvez Sócrates

Não é válido discutir qual foi o "maior" homem de todos os tempos. Alguém pode sugerir Newton, outros Darwin, talvez Sócrates, e até Pelé. Socratés filósofo da Grécia antigo, não o jogador de futebol (até que isso parece um pouco com o que Luis Fernando Veríssimo fez em alguns dos seus "contos").
Talvez Sócrates não tenha sido tão brilhante assim. Ok, um "só sei que nada sei", mas isso não demonstra nenhuma habilidade superior. Superior a todos os outros, eu quis dizer. Outra pessoa poderia ter descoberto a mesma coisa tempos depois. Pode ter sido uma boa sacada (é difícil pensar que seja nesse caso tão distinto, de tanta originalidade filosófica e estrutural [até que a frase tem seu charme {apesar de eu conhecer uma elaboração parecida que me pareça melhor}], mas ainda assim foi uma idéia), mas ela poderia ter sido "descoberta" (ou inventada, ainda não se sabe como essas coisas ocorrem) por outra pessoa. Então talvez Sócrates não fosse o maior dos homens, por maior que tenha sido a sua contribuição ao desenvolvimento do mundo.
Acho que os "argumentos" do parágrafo anterior seriam melhor aplicados a Darwin e Newton. Eles foram pioneiros, e originais em suas descobertas (nesse caso mais Darwin que Newton, porque Leibniz também desenvolveu o cálculo diferencial e integral [apesar de algumas coisas que não serão faladas aqui], e na época de Darwin ninguém deu um chute tão bom como ele), mas alguém poderia ter sido o precursor de sua descobertas. Então, por mais importantes que tenham sido (ou que se diz, claro, há um grande fingimento aqui, mente atenta), não deveriam ser chamados de "o maior homem".
Agora, pelo que dizem, ninguém jogou futebol melhor que Pelé. E o que ele fez talvez não dependa tanto do que ocorrerá (isso foi maluco!).
(Bobagem, sem valor nutricional.)

Nenhum comentário: